terça-feira, 8 de março de 2011

Terapia ocupacional

Blog tanto tempo abandonado.....muita correria por aqui. Começamos a Terapia ocupacional. ( TO) nossa na primeira consulta pensei que diferença isso vai fazer, mas faz muita diferença. O Gui  já esta com mais facilidade para levar objetos com a mão direita na boca, chocolate então  super prático. Esta sentando, oba! Sentou com 8 meses super rápido para alguém com hemiplegia, mas infelizmente as crises de espasmos de West ainda não pararam, fizemos um vídeo EEG de 12 para ver a intensidade das crises, esperamos o resultado semana que vem, até porque em época de carnaval o Brasil para, mas tenho fé que somente contarei coisas boas. Estamos fazendo TO uma vez por semana, com uma profissional muito querida, tive sorte Deus colocou em minha vida pessoas capacitadas, e agradeço a Ele por isso todos os dias. TO se resume basicamente em fazer com que ele não esqueça que pode usar sua mão direita, é muito difícil ele reclama os 45 min. Mas estamos indo bem Dra. Renata se admira das evoluções do Guilherme, eu não me admiro mais, pois sei que para ele nada é impossível meu sentimento não é tão de admiração, mas de certeza, na TO ela me explicou varias coisas que achei super interessantes, me pediu que eu estimulasse o Gui  em casa, de todas as formas coisas que eu já fazia e outras que eu nem imaginava, como por exemplo que tenho que fazer estímulos sensoriais, por que se ele não for estimulado, quando for maior pode por a mão em um lugar quente, queimá-la   e não sentir. Então começamos mais um tipo de estímulos,24 horas não são o suficiente para cuidar de casa, filhos, e os cuidados que o Gui precisa. Fazemos estímulos com Bombril , lã, arroz, feijão(esse ele adora), gelo, e compressas quentes, também disse que cosquinhas estão liberadas, e disse que é muito bom ele sentir cócegas desse lado do corpo. Agora começamos a usar Kinesio (Kinésio tape é uma técnica oriental que utiliza fitas adesivas no tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos. Esta técnica não utiliza nenhuma substância química nas bandagens. As fitas adesivas são feitas em algodão e elásticas. São utilizadas por muitos jogadores de vôlei, tenistas, ciclistas, etc.) Ela cola a fita sem esticá-la de um ponto x a outro, onde vai ser feito o alongamento naquela semana, por exemplo, essa semana ela colou do meio do bracinho em direção à mão até perto dos dedinhos, e quando ela soltou parecia mágica o pulso dele ficou reto, não se curvou para dentro, fiquei maravilhada. Bom com certeza a TO esta fazendo muito efeito, obrigada a Deus por essa conquista! Guilherme é um anjo que Deus de deu, um pedaço do meu coração que foi me dado para cuidar fora do meu corpo!
Esse não é o Gui é só para ter uma idéia de como o kinesio funciona, nem lembrei de tirar foto dele, mas semana que vem eu tiro uma foto e substituo.

2 comentários:

  1. Olá, sou Terapeuta Ocupacional e fiquei muito feliz de ler o quanto vc dá valor na T.O. para seu filho... é de mães assim que precisamos no processo de reabilitação...com suas palavras você transmite o quanto ama seu filho e como está dedicada a sua recuperação... obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Quando me indicaram TO para tratamento do Pedrinho, ele estava com 3 meses de diagnóstico de West. Não tinha noção da importância da Terapia ocupacional no tratamento. Para ser sincera não sabia do que se tratava, mas hoje reconheço a importância. Ele tinha fisioterapia 2 vezes por semana, mas não adiantava tratar somente o motor. o Cognitivo é essencial e a TO trabalha isso. Tornar-se independente para as ações rotineiras, relacionar-se com outras crianças, comunicar-se adequadamente, fazendo um trabalho multidisciplinar com a fono e fisio, a terapia é maravilhosa e o resultado é visível. Vale muito a pena. Detalhe: o Pedrinho vê a terapia e a fono como brincadeira. Ele adora esse momento.

    ResponderExcluir